Por que o seu número de acertos não corresponde a sua nota final do Enem? Desde 2010 o Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Mas como funciona essa teoria? De forma bem simplista, ela busca coerência nas respostas do candidato. Para ilustrar vamos utilizar a analogia que o próprio Inep utiliza: se um atleta consegue saltar com facilidade uma altura de 1 metro, espera-se que ele consiga saltar também 90 cm, 80 cm e não que ele salte 1,20 m.
Assim, se um candidato que acerta muitas questões consideradas difíceis e não acerta as questões fáceis a Teoria considera que o candidato “chutou”, por isso que uma prova constante é importante para uma boa nota. Olhe lá , não estamos falando para deixar as questões em branco!!! Mas sim, agir com estratégia na hora de resolver as 90 questões.
Não desanime!!! Começou a corrigir as provas e não obteve o número de acertos desejados, calmaaaaa! O mundo não está perdido! Nem sempre o candidato que teve o maior número de acertos será o com maior nota!
Então, bora ficar ligado nas datas dos Programas de entrada no Ensino Superior, Prouni, Fies, Sisu!
Comentários sobre este post